Chamadas de Trabalho

O Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software (SBQS) é um evento anual da Comissão Especial de Engenharia de Software da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e do Comitê do Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade em Software (PBQP-SW). O evento tem como objetivo reunir pesquisadores, profissionais, empresários, professores e estudantes de diversas áreas, interessados em questões relativas à qualidade de software. O Simpósio também fomenta o intercâmbio de informações entre pesquisadores nacionais e estrangeiros de renome, e entre indústria e usuários, sobre o estado atual e tendências, em termos de métodos, técnicas, modelos, ferramentas de software e experiências práticas da área de Qualidade de Software. O evento consiste de palestrantes convidados (keynotes), sessões técnicas (trilhas de trabalhos técnicos e de relatos de experiência da indústria), tutoriais, workshops de dissertações e de teses e outros eventos satélites.

O XIV Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software (SBQS 2015) será realizado em Manaus, Amazonas e é organizado pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

TÓPICOS DE INTERESSE

Esta chamada considera artigos técnicos e relatos de experiência da indústria relacionados com qualidade de software e serviços de TI, incluindo os seguintes tópicos (mas sem, no entanto, se limitar a eles):

- Processos de Software (incluindo métodos ágeis), métodos e ferramentas

- Avaliação de Processo

- Avaliação de Produto

- Linhas de Processo de Software

- Linhas de Produto de Software

- Educação em Qualidade de Software

- Engenharia de Requisitos

- Manutenção de Software

- Fatores Humanos e Aspectos Sociais em Qualidade de Software

- Alta Maturidade e Controle Estatístico de Processo

- Aquisição

- Garantia da Qualidade

- Gerência de Configuração

- Gerência de Portfólio e de Projetos

- Gerência de Conhecimento e Aprendizado Organizacional

- Medição e Análise

- Modelos e Normas de Capacidade e Maturidade

- Modelagem de Processos

- Projeto (Design) e Integração de Software e Serviços

- Reutilização de Software e Serviços

- Verificação, Validação e Testes

- Usabilidade e Experiência de Usuário

** CHAMADA DE TRABALHOS

Serão considerados dois tipos de artigo:

- Trabalhos técnicos: artigos de alta qualidade descrevendo resultados pioneiros de pesquisa na área de qualidade de software com contribuição acadêmica.

- Relatos de experiência: artigos de alta qualidade descrevendo e analisando a aplicação de processos, métodos ou ferramentas de qualidade de software, contextualizando a experiência e mostrando os resultados obtidos e lições aprendidas, em uma experiência prática com contribuição para a indústria de software

É importante verificar a distinção entre trabalho técnico e relato de experiência antes da submissão. Artigos classificados equivocadamente (relatos de experiência submetidos como trabalhos técnicos e vice-versa) serão rejeitados.

Trabalhos técnicos e relatos de experiência submetidos ao SBQS não podem ter sido submetidos à outra conferência ou periódico, nem devem ter sido previamente publicados. O aceite de um artigo implica que, pelo menos, um dos autores se registrará no simpósio para apresentá-lo.

Todos os artigos devem estar no formato Adobe Portable Document Format (PDF) e devem seguir o formato definido pela SBC – Sociedade Brasileira de Computação (http://www.sbc.org.br). Os trabalhos técnicos e relatos de experiência deverão ser submetidos eletronicamente pelo sistema JEMS e poderão ser escritos em português, espanhol ou inglês.

Link para submissão de Trabalhos Técnicos:  

https://submissoes.sbc.org.br/home.cgi?c=2290

Link para submissão de Relatos de Experiência:  

https://submissoes.sbc.org.br/home.cgi?c=2291

Logo após o título do artigo, deve ser definido o tipo de artigo: trabalho técnico ou relato de experiência. O nome e a filiação dos(as) autores(as) deve vir a seguir.

Os trabalhos técnicos devem ter entre 12 e 15 páginas, incluindo todas as figuras, referências, apêndices e agradecimentos. Os relatos de experiência devem ter entre 6 e 8 páginas, incluindo todas as figuras, referências, apêndices e agradecimentos.

Artigos que não atenderem a algum destes requisitos de formatação serão rejeitados sem revisão. Para os artigos aceitos, uma versão no formato MS Word (.doc ou .docx) deve ser submetida.

PROCESSO DE REVISÃO

Cada artigo submetido será revisado por, pelo menos, três revisores, baseado em sua originalidade, relevância, contribuição técnica e qualidade de apresentação.

PREMIAÇÃO

Todos os anos, o SBQS premia o melhor artigo em cada trilha (trabalhos técnicos e relatos de experiência). O Comitê Diretivo do SBQS escolherá os artigos vencedores a partir das revisões do Comitê de Programa.

DATAS IMPORTANTES

Artigos nas trilhas de Trabalhos Técnicos e Relatos de Experiência

Deadline submissão: 12/04/2015 (**deadline prorrogado) 

Notificação de aceite: 24/05/ 2015

Versão final do artigo: 31/05/2015

** CHAMADA DE WORKSHOPS

Pesquisadores e profissionais são também convidados a apresentar propostas de Workshops a serem realizados no âmbito do Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software (SBQS 2015). O objetivo dos Workshops é oferecer um fórum para a troca de opiniões, apresentar ideias e discutir os resultados de trabalhos preliminares em qualidade de software. A realização do workshop fica condicionada à inscrição de no mínimo 10 participantes ou à análise da viabilidade de sua realização com um grupo menor por parte da organização do evento. Cada workshop deverá ser programado para 1 dia de duração. A data exata durante o período de 17 a 21 de agosto de 2015 será definida pela organização do Simpósio.

Todas as propostas serão julgadas por seus méritos e as melhores propostas serão aceitas. As propostas devem ser enviadas em formato PDF para o e-mail “workshops.sbqs@gmail.com”. Workshops que foram organizados em edições anteriores do Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software (SBQS) não serão automaticamente aceitos.

As propostas devem incluir:

a) O nome do Workshop e um resumo de 150 a 200 palavras que descreve o Workshop, adequado aos tópicos do Simpósio.

b) Um breve resumo do assunto, alcance e significado do Workshop, incluindo uma discussão sobre a relevância para o SBQS 2015 de acordo com seus tópicos (por favor, incluir informações sobre ocorrências anteriores do Workshop, se houver).

c) Informação sobre o processo de seleção de artigos, planejamento de divulgação (por exemplo, edições especiais de jornais e revistas, ou declarações de participação/ apresentação), o número esperado de participantes e o planejamento do formato de execução do workshop.

d) Um breve currículo de cada um dos organizadores, incluindo endereços de contato e indicação do contato primário.

e) Uma proposta de datas para a submissão de artigos, notificação de aceitação e envio da versão final.

A organização do SBQS 2015 oferecerá:

a) Link para o site do workshop no site do SBQS 2015.

b) Gestão do processo de inscrições para participantes.

c) Espaço para instalação do Workshop e equipamentos requisitados na proposta.

d) Coffee-breaks.

A organização do Workshop deve ser responsável por:

a) Sincronizar os prazos do Workshop com os prazos do SBQS 2015.

b) Definir o processo de divulgação do Workshop, chamada de trabalhos, recebimento dos artigos, revisão e contato com os autores (notificações).

c) Fornecer uma breve descrição do Workshop para inclusão na página Web do SBQS 2015.

d) Agendar as atividades do Workshop, em colaboração com os organizadores locais do SBQS 2015.

DATAS IMPORTANTES

Submissão de Propostas de Workshop: 18/01/2015

Notificação de Aceitação: 08/02/2015

Realização do Workshop: 1 dia a ser definido entre 17 e 21/08/2015

ORGANIZAÇÃO

Coordenadores do Comitê de Programa

Marcello Thiry, UNIVALI (Trilha de Trabalhos Técnicos)

Monalessa Perini Barcellos, UFES (Trilha de Relatos de Experiência)

Coordenadora Geral do SBQS 2015

Tayana Conte, UFAM

Coordenadores da chamada de Workshops

Gleison Santos, UNIRIO

Andréia Malucelli, PUC-PR

Comitê Diretivo

Adriano Bessa Albuquerque, UNIFOR

Ana Regina Cavalcanti da Rocha, COPPE/UFRJ

Eduardo Almeida, UFBA

Glauco de Figueiredo Carneiro, UNIFACS

Kival Chaves Weber, PBQP/Software

Marcello Thiry, UNIVALI

Monalessa Perini Barcellos, UFES

Rossana Andrade, UFC

Tayana Conte, UFAM

Comitê de Programa

Em definição.