AASSQ – Palestrantes

prof_basili
Victor Basili

É Professor Emérito do Departamento de Ciência da Computação e do Instituto para Estudos Computacionais Avançados na Universidade de Maryland.

Prof. Basili já escreveu mais de 250 artigos para periódicos e conferências, já ministrou mais de 50 palestras, foi Editor chefe do periódico IEEE Transactions on Software Engineering, Program Chair e General Chair da 6ª e 15ª Conferência Internacional de Engenharia de Software. Ele também foi editor do Journal of Systems and Software. Ele é co-editor fundador do Journal of Empirical Software Engineering, publicado pela Springer.

 prof_travasos

Guilherme H. Travassos

É Engenheiro Eletricista (Universidade Federal de Juiz de Fora, 1985), Mestre (1990) e Doutor (1994) em Engenharia de Sistemas e Computação pela COPPE/Universidade Federal do Rio de Janeiro. Realizou estágio de Pós-Doutorado na University of Maryland-College Park juntamente com o SEL/NASA (USA – 1998-2000), tendo como focos principais experimentação aplicada na Engenharia de Software e linha de produto de software. Atualmente é professor do Programa de Engenharia de Sistemas e Computação (PESC) da COPPE/Universidade Federal do Rio de Janeiro. Prof. Travassos é bolsista de produtividade do CNPq (1D). Suas pesquisas estão inseridas no contexto da Engenharia de Software Experimental, atuando principalmente nos seguintes temas: qualidade de software (VV&T), ciência em larga escala, engenharia de aplicações WEB e sistemas ubíquos, simulação em engenharia de software, ambientes e ferramentas para apoiar o desenvolvimento e experimentação em software. Lidera o grupo de Engenharia de Software Experimental da COPPE/UFRJ e faz parte da ISERN – International Software Engineering Research Network. É membro da SBC – Sociedade Brasileira de Computação e membro profissional da ACM – Association for Computer Machinery. É editor associado do periódico Elsevier- Information & Software Technology (IST) e compõem o corpo editorial dos periódicos SpringerOpen – Journal of Software Engineering Research and Development (JSERD) e World Scientific – International Journal of Software Engineering and Knowledge Engineering (IJSEKE). Colabora intensamente com a indústria de software através dos projetos de pesquisa e desenvolvimento desenvolvidos pela COPPE/UFRJ. A lista de suas publicações pode ser encontrada em: https://scholar.google.com.br/citations?user=hn4LDmkAAAAJ&hl=pt-BR&oi=ao. O CV completo está disponível na Plataforma Lattes do CNPq:http://lattes.cnpq.br/7541486051032916

prof_mendes

Emilia Mendes

É professora de Engenharia de Software no Instituto Blekinge de Tecnologia (Suécia). Obteve seu PhD em Ciência da Computação pela Universidade de Southampton (Reino Unido), em 1999, e, em seguida, iniciou sua carreira acadêmica em tempo integral no Departamento de Ciência da Computação da Universidade de Auckland (NZ), onde trabalhou por 12 anos. Depois de deixar a NZ, e antes de se mudar para a Suécia, foi professora Associada na Universidade de Zayed (UAE) por um ano. Sua pesquisa é interdisciplinar, abrangendo diversas disciplinas – Ciência da Computação, Engenharia de Software Empírica e Engenharia Web, e Educação em Engenharia Web e Hipertexto. Até o momento ela já publicou mais de 200 publicações, que incluem três livros (editado (2005 – Engenharia Web) e dois de autoria (2007 – Técnicas de estimativa de custos para projetos Web; 2014 – de Representação do Conhecimento do profissional: Um caminho para melhorar a estimativa de esforço de software). Ela trabalhou na indústria de TICs por dez anos como programadora, analista de negócios e gerente de projetos antes de se mudar para o Reino Unido no final de 1995 para iniciar os seus estudos de doutorado.

prof_Ana

 Ana Regina Rocha

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1971), mestrado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1978) e doutorado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1983). Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software, atuando principalmente nos seguintes temas: ambiente de desenvolvimento de software, processo de software, gerencia do conhecimento, qualidade de software. Foi Coordenadora da Equipe Tecnica do Modelo MPS (Melhoria de Processo do Software Brasileiro), responsável por sua definição e evolução, desde seu inicio até fevereiro 2012. Atualmente é membro da Equipe Técnica do Modelo.

 

prof_Falbo

Ricardo de Almeida Falbo

É professor titular do Departamento de Informática da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), onde atua desde 1989. Ricardo é fundador e membro sênior do Núcleo de Estudos em Modelagem conceitual e Ontologias (NEMO) da UFES, onde desenvolve pesquisas na área de Ontologias, com destaque para as áreas de Engenharia de Ontologias e Aplicações de Ontologias em Engenharia de Software. Possui doutorado em Engenharia de Sistemas e Computação pela COPPE/UFRJ (1998).

prof_Werner 

Cláudia Werner

Cláudia Maria Lima Werner recebeu o título de doutora pela COPPE/UFRJ (Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Sistemas e Computação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil) em 1992 e desde 1994 é professora do departamento de Ciência da Computação, sendo líder do grupo de Engenharia de Software na COPPE/UFRJ. Ela também é pesquisadora do CNPq e FAPERJ (Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro, tendo experiência de mais de 20 anos em Engenharia de Software, com ênfase em Reuso de Software, Educação em Engenharia de Software, Visualização de Software e Ecossistemas. Ela tem mais de 200 artigos técnicos publicados em conferencias nacionais e internacionais e journals, além de capítulos de livro. Ela é membro da Sociedade Brasileira de Computação e membro do comitê de várias conferências nacionais e internacionais. Além disso, é coeditora chefe do Springer Journal of Software Engineering Research and Development (JSERD).

 

prof_santos

Rodrigo Pereira dos Santos

Pesquisador em Ecossistemas de Software e Desenvolvimento Baseado em Componentes. Doutorando agraciado com a bolsa Doutorado Nota 10 da FAPERJ (com período na University College London – UCL) do Programa de Engenharia de Sistemas e Computação (COPPE/UFRJ). Consultor em Engenharia de Software pela Fundação Coppetec no Centro Avançado de Pesquisa em Governo da COPPE (CAPGov) e Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão do Governo Federal (MPOG), tendo já atuado no Centro de Pesquisa em Energia Elétrica (CEPEL). Atuou como analista de sistemas colaborador do Polo Avançado de Xerém (UFRJ), do Projeto PRONEX/FAPERJ Rede de Políticas Públicas (IPPUR/UFRJ) e do Projeto Observatório de Educação da CAPES (IPPUR/UFRJ). Atuou ainda como professor na Universidade Aberta do Brasil (CEDERJ/CECIERJ/UAB), COPPE/UFRJ (Polo de Xerém), Instituto Infnet e Universidade Santa Úrsula. É membro da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e avaliador de cursos superiores em Computação e Informática pelo Ministério da Educação (MEC). Também realiza pesquisas em Governo Eletrônico e Educação em Engenharia de Software.

prof_igor

Igor Steinmacher

Doutor em Ciência da Computação pelo IME-USP, Graduado em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Maringá (2003) e Mestre em Ciências da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005). Faz parte do quadro efetivo da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Campus Campo Mourão, como Professor de Magistério Superior Adjunto. Foi organizador das edições de 2014 e 2015 do Workshop de Software Livre (WSL) e do Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos (SBSC) 2012, e é membro do comitê organizador do CBSoft 2016. É membro do comitê de programa do Simpósio Brasileiro de Software Livre (SBSC). Tem experiência na área de Ciência da Computação, tendo como principais linhas de pesquisa e interesse: Mineração de Repositórios de Software, Desenvolvimento de Software Livre, Entrada de novatos em comunidades abertas e análise qualitativa de dados.