Concurso de Teses e Dissertações em Qualidade de Software (CTDQS)

CONCURSO DE TESES E DISSERTAÇÕES EM QUALIDADE DE SOFTWARE (CTDQS)

(Em conjunto com SBQS 2015)


Os finalistas do CTDQS 2015:


Teses de Doutorado (ordem alfabética):

A Software Process Model for Follow the Sun Development   
Josiane Kroll (PUCRS)

Fault model-based variability Testing   
Ivan Machado (Universidade Federal da Bahia)

Recomendações de Melhoria Baseadas na Cultura Organizacional para Iniciativas em Melhoria de Processo de Software    
Odette Mestrinho Passos (Universidade Federal do Amazonas)


Dissertações de Mestrado (ordem alfabética):

Alinhando Perspectivas de Qualidade em Código Fonte a Partir de Estudos Experimentais – Um Caso na Indústria    
Talita Ribeiro (UFRJ – Brazil)

Avaliação Experimental da Abordagem SMarty para Gerenciamento de Variabilidade em Linhas de Produto de Software Baseadas em UML
Anderson Marcolino (Universidade Estadual de Maringá – Brazil)

SLeSS 2.0: uma evolução da abordagem de integração do scrum e lean six sigma para aplicações móveis   
Thiago Cunha (Universidade Federal do Ceará – UFC – Brazil)


CHAMADA DE TRABALHOS

Objetivo:

O Concurso de Teses e Dissertações em Qualidade de Software (CTDQS 2015) visa divulgar e premiar os melhores trabalhos de tese de doutorado e de dissertação de mestrado na área de Qualidade de Software concluídas, defendidas e aprovadas no Brasil, no ano de 2014.

O CTDQS tem também por objetivo estimular a realização de trabalhos de pós-graduação em Qualidade de Software, além de estimular a interação Universidade-Empresa nesta área.

Premiação:

Serão premiados até seis trabalhos correspondentes às três melhores teses de doutorado e às três melhores dissertações de mestrado. Esses trabalhos deverão, obrigatoriamente, ser apresentados no Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software (SBQS 2015), e os artigos correspondentes serão publicados nos anais do SBQS 2015. Os prêmios serão entregues durante a Abertura Solene do SBQS. Desde 2008, a melhor dissertação de mestrado recebe o prêmio denominado “Prof. Arnaldo Dias Belchior“.

Público alvo:

Podem enviar trabalhos para este concurso, doutores e mestres na área de Qualidade de Software que defenderam suas teses ou dissertações, no Brasil, no ano de 2014, ou seja, período de 1º de janeiro de 2014 a 31 de dezembro de 2014.

Submissão dos trabalhos:

Os candidatos deverão submeter os trabalhos eletronicamente, pelo sistema JEMS, utilizando a seguinte página: https://submissoes.sbc.org.br, item SBQS 2015 – CTDQS 2015 e em seguida escolher a trilha que for correspondente ao trabalho(CTDQS 2015 – Dissertações ou CTDQS 2015 – Teses). Os seguintes documentos deverão ser submetidos, em conjunto:

1)      Um arquivo com o texto integral da tese ou dissertação, em pdf;

2)      Um atestado de conclusão e aprovação da defesa da tese/dissertação, emitida pela Coordenação do Curso, onde conste o nome do programa de pós-graduação, o telefone do coordenador do programa, a data da defesa, os nomes do(s) orientador(es) e dos membros da banca, com e-mail, o nome do candidato e o título da tese/dissertação. Em tal atestado deve constar informação de apenas um candidato inscrito no CTDQS.

Importante: O candidato deve, também, solicitar ao seu orientador que envie, via mensagem eletrônica, uma carta onde destaque os aspectos porque crê que o candidato merece o prêmio. Tal carta deverá ser enviada para a coordenadora do CTDQS 2015, Profa. Dra. Carla Lima Reis (carla.lima.reis@gmail.com).

Seleção:

Somente serão aceitos trabalhos sobre o tema Qualidade de Software, em português ou em inglês, que expandam ou aprofundem o conhecimento nesta área e não que apenas utilizem ou façam menção à Qualidade.

A seleção será baseada na avaliação da tese/dissertação completa. As teses e dissertações submetidas ao CTDQS 2015 passarão por um processo de avaliação por um comitê composto por profissionais de Instituições de Ensino e Pesquisa com reconhecida atuação na área de Qualidade de Software e experiência em orientação de teses e dissertações.

O Comitê de Revisores será escolhido após finalizada a data de envio dos trabalhos, de modo a não haver no Comitê professores com alunos candidatos ao prêmio, e será conduzido pela Coordenadora do CTDQS 2015.

Publicação:

Os candidatos selecionados (até 3 por categoria) deverão submeter, posteriormente, um artigo em português de, no máximo, 15 páginas, com base nas teses e dissertações, seguindo o formato padrão da SBC (Sociedade Brasileira de Computação), disponível em http://www.sbc.org.br (Aba: ‘Eventos’, Janela (à esquerda): ‘Arquivos’, Item: ‘Template para publicação de artigos’). O limite de 15 páginas inclui figuras, tabelas, diagramas, bibliografia e anexos. As figuras, tabelas e diagramas deverão ser em preto e branco. Os artigos devem descrever claramente os objetivos da pesquisa, seu desenvolvimento, metodologias e os resultados e contribuições do trabalho. Sugere-se que os autores não façam apenas uma colagem de partes da tese ou dissertação e sim que escrevam um texto especialmente dedicado a enfatizar os pontos acima. Este artigo será o texto a ser publicado nos anais do SBQS.

Datas importantes:

Data limite para envio da tese/dissertação: 30/04/2015 (23:55h horário de Brasília)

Data limite para envio do atestado do coordenador e da carta do orientador: 30/04/2015 (23:55h horário de Brasília)

Divulgação dos resultados da seleção: 18/06/2015 (*Atualizado)

Entrega da versão preliminar do artigo: 26/06/2015 (*Atualizado)

Envio de solicitações de alteração no artigo: 14/07/2015 (*Atualizado)

Entrega da versão final do artigo (camera-ready): 21/07/2015 (*Atualizado)

Realização do SBQS: 17/08/2015 a 21/08/2015

Realização do CTDQS: 18/08/2015

Coordenação

Profa. Dra. Carla Alessandra Lima Reis, UFPA, (carla.lima.reis@gmail.com)