Passeios e turismo

O turismo na capital do Amazonas oferece um leque de opções aos visitantes, através de sua história, cultura e diversão em pontos turísticos variados. Conheça alguns passeios, seus horários de funcionamento e sua localização:

Teatro Amazonas

O Teatro Amazonas é o mais importante edifício histórico de Manaus, não somente pelo valor arquitetônico, mas principalmente pela importância histórica. Já passou por diversas reformas e hoje é considerado o cartão-postal da cidade, conhecido mundialmente pela arquitetura imponente.

Horário de Funcionamento: segunda a sábado, das 09 às 16h

Localização: Rua Tapajós,s/n, Centro, Cep 69.025-140- Praça São Sebastião

Palácio da Justiça

turismo palácio da justiça

O Palácio da Justiça, inaugurado em 1900, foi erguido sobre uma área elevada, e protegido por um espesso muro com balaustradas, na avenida Eduardo Ribeiro, a principal artéria da região central da cidade.

Horário de Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 08 às 15h

Localização: Av. Eduardo Ribeiro, s/n Centro

Palácio Rio Negro

Palacio-Rio-Negro

O Centro Cultural Palácio Rio Negro, espaço cultural e histórico de Manaus, foi construído no início do século XX, em estilo eclético, para ser residência particular do comerciante da borracha,  alemão Waldemar Scholz. Em 1917, foi adquirido pelo governo  para tornar-se sede do Poder Executivo e residência do governador, permanente como palácio de despachos até abril de 1995.

Horário de Funcionamento: terça a sexta-feira, 10h às 17h; Sábado e Domingo, 14h às 18h.

Localização: Av. Sete de Setembro, s/n Centro

Igreja São Sebastião

A Igrejinha de São Sebastião está próxima ao Teatro Amazonas e é um local pitoresco, que salta aos olhos pela decoração interna. A igreja data de 1888 e possui grande variedade de estilos. É um lugar legal para conhecer, especialmente para pessoas religiosas.

Horário de Funcionamento: terça a sexta-feira, 10h às 17h; sábado e domingo, 14h às 18h.

Localização: Praça São Sebastião, Centro, Manaus – AM

Palacete Provincial

O Palacete provincial em Manaus, antigo comando da Polícia Militar, foi reinaugurado no dia 25 de março de 2009. O palacete  integra o conjunto arquitetônico da praça Heliodoro Balbi, no centro da cidade. Conhecendo o Palacete será possível visitar a Pinacoteca do Estado, o Museu da Imagem e do Som, o Museu Tiradentes, o Museu da Arqueologia e, ainda, o Museu de Numismática, com uma grande coleção de moedas – ou seja, cinco atrações em uma. A entrada é gratuita, assim como as visitas guiadas.

Horário de Funcionamento: terça a quinta-feira, 09h às 19h, às sextas, 9h às 20h; Sábados, 09h às 20h e aos domingos, 16h às 21h.

Localização: Praça Francisco Queiroz, Centro, Manaus – AM

Praia da Ponta Negra

A Praia de Ponta Negra está localizada a 13 quilômetros do centro da cidade é um dos principais pontos turísticos da capital amazonense. Em qualquer época do ano você pode visitar a praia para apreciar suas belas paisagens, observar a Ponte do Rio Negro, assistir aos shows que acontecem por lá ou caminhar ao ar livre. E também é próxima ao Tropical Hotel.

Localização: Ponta Negra, Manaus – AM

Zoológico do CIGS

 O zoológico do Cigs, é mantido pelo Exército, atualmente possui em seu acervo somente de animais amazônicos brasileiros, dentre eles estão os jabutis, jacarés, araras, cobras, onça pintada, e uma área bem bonita e espaçosa para os macacos. É um passeio para quem deseja conhecer alguns animais da região e que estão ameaçados de extinção pelo IBAMA.

Horário de Funcionamento: domingo a terça-feira, 9h às 16h30.

Localização: Av. São Jorge, 750, São Jorge, Manaus – AM

Bosque da Ciência

O Bosque da Ciência do Inpa é o 3º melhor zoológico do Brasil e 7º da América do Sul, possui uma área de aproximadamente 13 (treze) hectares, localizado no perímetro urbano da cidade de Manaus na zona central – leste. Suas principais atrações são: Trilhas Educativas, Tanques de Peixe-Boi, Viveiro de Ariranhas, Casa da Ciência, Ilha da Tanimbuca, Casa da Madeira, Abraço da Morte, Trilha Suspensa, Lago Amazônico, Viveiro dos Jacarés, Recanto dos Inajás, Orquidário e Bromeliário.

Horário de Funcionamento: terça a sexta, de 9h as 12h / 14h às 16h. Sábado e domingo das 9h às 16h

Localização: Av. André Araújo, 1756 – Aleixo

Mais informações: http://bosque.inpa.gov.br/ ou também https://www.inpa.gov.br/

Centro Cultural dos Povos da Amazônia

O Centro Cultural dos Povos da Amazônia tem como missão: valorizar e difundir a cultura e os conhecimentos dos Povos Amazônicos, ao servir como referência tanto em âmbito regional como internacional, ao contribuir para a formação da memória cultural amazônida. No interior, o museu do Centro Cultural, apresenta inúmeras fotos, quadros, frutos e colares utilizados pelos povos indígenas.

Horário de Funcionamento: terça a sexta-feira de 09h as 17h

Localização: Praça Francisco Pereira da Silva – S/N – Distrito Industrial,

Mais informações: www.povosdamazonia.am.gov.br/ e através da página do Facebook: https://www.facebook.com/pages/Centro-Cultural-dos-Povos-da-Amazônia/

Jardim Botânico

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Visitar o Jardim Botânico Adolpho Ducke de Manaus é experimentar toda a exuberância da floresta de terra firme amazônica. Seus mais de 3km de trilhas levam o visitante ao interior da mata primária onde é possível encontrar árvores de 40 metros e 400 anos de idade além de ver borboletas e outros insetos, macacos e preguiças. Com sorte, há a chance de um encontro com animais selvagens raros, como o gavião-real (Harpia harpyja), que chega a medir dois metros de uma asa a outra e é considerada a mais poderosa ave de rapina do mundo.

Horário de Funcionamento: Terça à Domingo, de 9h às 17h. Entrada gratuita!

Localização: Localizado na borda da Reserva Florestal Adolpho Ducke, na zona Leste de Manaus.

Mais informações: http://jardimbotanicodemanaus.org/doku.php

Parque Municipal do Mindú

mindu

O Parque Municipal do Mindu foi instituído em 1993, através da Lei Municipal nº 219 de 11 de novembro, com área de 309.518 m², atualmente protege uma área de 40,8 ha.

Entre os vários atrativos ambientais, como exemplares da flora e fauna locais observados durante a caminhada nas trilhas, o parque também dispõe de anfiteatro para 700 pessoas, auditório com capacidade para 100 pessoas, orquidário, trilha suspensa com sinalização, trilhas e banheiros com adaptações para portadores de necessidades especiais, biblioteca ambiental, canteiros de ervas com propriedades medicinais e aromáticas, lanchonete e estacionamento próprio e um chapéu de palha.

Localização: Rua Perimetral, s/n – Parque Dez, Manaus, AM  - Fone/Fax: (92) 3236-7702

Presidente Figueiredo

Conhecida como a Terra das Cachoeiras com mais de 100 cachoeiras catalogadas, de diversos tamanhos e formatos, além de várias corredeiras, grutas e cavernas, o que possibilita a prática de esportes de aventura como rafting, bóia cross, caiaque, tirolesa, rapel, espeleologia, arvorismo e trilhas na selva. Aqui, você não irá encontrar o típico cenário paradisíaco com piscinas naturais de águas azuis rodeadas por flores coloridas, mas sim um ambiente único cuja beleza e encanto vêm do seu aspecto naturalmente selvagem e da sensação de isolamento que ele impõe.

Há vários restaurantes regionais espalhados pela cidade e uma oferta muito boa de pousadas e pequenos hotéis que, apesar de simples, são organizados e confortáveis. Ao contrário dos típicos hotéis de selva da região, os preços praticados são justos e cabem no orçamento de qualquer turista.

Localização: rodovia federal Br 174 Km 107.

Mais informações: http://www.presidentefigueiredo.am.gov.br/

Passeio Alternativo:

Amazon Bus – Conheça 40 pontos turísticos de Manaus em três horas

Para quem deseja conhecer as principais atrações da cidade de Manaus pode utilizar o Amazon Bus, um ônibus que circula por 40 pontos da cidade de Manaus, e dura em torno de três horas o passeio. Entre os pontos turísticos que o ônibus passa está o Teatro Amazonas; Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS); o Instituto Nacional de Pesquisa Ambiental (INPA); o Parque dos Bilhares, um complexo turístico que reúne restaurantes, bares, locais para shows, entre outros serviços; o Museu do Índio e a Praia de Ponta Negra.

O ônibus circula de segunda-feira a sábado às 09h e às 14h30, com partida do Centro de Atendimento ao Turista, ao lado do Teatro Amazonas. O passeio no ônibus custa R$ 60,00 por pessoa. O valor pode sofrer reajuste ao longo do ano.

Passeios Fluviais:

Encontro das Águas

O Encontro das Águas é um fenômeno que acontece no Amazonas após a confluência do Rio Amazonas, de água barrenta, com o Rio Solimões, de água negra. Durante um trecho de seis quilômetros (que chega a 22km em algumas épocas), os dois rios ficam lado a lado sem misturar suas águas, devido às diferentes densidades e velocidades. É um cenário muito interessante para observar, tirar fotos e contar história.

Duração do passeio: 2hs

Mais informações: Excursões Regionais: http://amazonexplorers.tur.br/ e Amazonas by Viverde: http://www.viverde.com.br/manaus.html

Conhecer o Boto Rosa e Anavilhanas: Novo Airão

Esta atração fica em Novo Airão que está localizada a 180 Km de Manaus, para chegar ao município é necessário atravessar a Ponte do Rio Negro. A atração mais famosa da cidade é a possibilidade de interagir com os botos que regularmente visitam a casa flutuante da Dona Marilda,vários turistas vêem regularmente a Novo Airão para alimentar e ver de perto esse animal tão emblemático da fauna amazônica.

O município de Novo Airão é conhecido por abrigar o famoso Parque Nacional de Anavilhanas, uma área federal protegida que engloba mais de 400 ilhas com praias de areias brancas, lagos, igarapés e rios afluentes. Ocupando uma área de 37.771.246 quilômetros quadrados, está a margem do Rio Negro e possui um dos mais importantes ecossistemas da Amazônia.

Como chegar:

  • De carro ou de ônibus, atravessando a Ponte Rio Negro. Já do outro lado do Rio Negro deve seguir pela rodovia AM-070 (Estrada Manoel Urbano) e, no Km 80, vire à direita e siga pela rodovia AM-352 que leva até Nova Airão.

Hotel de Selva Ariaú Amazon Towers

O Hotel de Selva Ariaú Amazon Towers, localizado no Município de Iranduba, Estado do Amazonas, é único na sua concepção arquitetônica, pois o mesmo é construído sobre palafitas de madeira à altura da copa das árvores. Devido a sua estrutura singular, o hotel integra-se juntamente com você e com toda a vida selvagem existente na Selva Amazônica como: macacos de diversas espécies, araras, papagaios, botos cor-de-rosa, entre outros animais da nossa fauna. 

Durante os 20 anos de existência, tem sido palco de eventos tais como: Cenário do filme “Anaconda” da Sony Pictures, Base de Operações dos realities shows: “Survivor” da CBS TV americana e “La Selva de los Famosos” da Antena 3 TV espanhola, assim como de muitas outras reportagens e curtas metragens.
 
O hotel também tem servido de base para vários eventos empresariais e educativos, com o intuito de desenvolver o conhecimento e educação sobre a Amazônia.

Como chegar:

Serviço de cruzeiros, percorrendo o Rio Negro e assim dando a oportunidade de desfrutar e fotografar a imensidão da Amazônia.

Horário de saída de barco: 08:00h  e 14:00h.

Horário de Retorno de barco: 08:00h e 14:00h.

Mais informações: http://www.ariau.tur.br/

Mais informações:

Portal Amazônia: http://www.portalamazonia.com/

Guia de Melhores Destinos: http://guia.melhoresdestinos.com.br/

Guia da Cidade de Manaus: http://www.manausmais.com.br/

Ney Eco Adventures: http://www.amazontourmanaus.com/

Descobrindo o Amazonas: http://descobrindooamazonas.webs.com/novoairo.htm

Visita Amazonas Tour: http://visitamazonastour.com/site2/